Tuesday, December 14, 2010

Terceiro Semestre!

Me recordo que foi um dos melhores semestre, pois consegui relacionar o que aprendia na teoria e aplicar na prática de sala de aula com meus alunos.
Com a interdisciplina de literatura pude rever a maneira de como contar histórias para meus alunos, percebi que não bastava pegar um livro, ler e mostrar gravuras, mas criar um clima de envolvimento, de encantamento, em alguns momentos mudar o tom da voz, falar alto , baixo, sussurrando, respeitar o tempo imaginário de cada criança construir seu cenário.
A professora Suyan solicitou um trabalho na qual deveríamos contar para as colegas uma história, o nosso grupo contou a história do menino sujinho, através do teatro de bonecos, foi um sucesso pois despertamos nas colegas risadas, alegria, participação da platéia. Fiquei assistindo os outros grupos apresentarem-se, como foi maravilhoso, me senti criança novamente, pois a maioria das apresentações interagiram com a platéia, alguns despertaram medo, alegria, imaginação.
Na Interdisciplina de Artes Visuais realizamos uma visita com o professor e as colegas à Bienal, fique encantada com as obras que vi de Jorge Marcchi, Francisco Matto e Oyvind Fanhestrom.
A partir dessa visita realizamos um projeto na qual relacionamos o que aprendemos com a nossa prática pedagógica. Como realizar uma pesquisa com os alunos no laboratório de informática sobre a biografia de Jorge Macchi, construção de um livro contendo os relatos sobre a vida e a obra, trabalhar as formas geométricas, as cores e tamanhos através da confecção de um robô, utilizando materiais de sucatas, etc.
Na Interdisciplina de Ludicidade pude repensar sobre a minha forma de dar aula, o quanto é importante o lúdico na aprendizagem do aluno, os jogos começaram a fazer parte do meu trabalho pedagógico e pude perceber o quanto ajudou meus alunos a superarem muitas de suas dificuldades.
No Seminário Integrador estávamos trabalhando com textos coletivos, então aproveitei para realizar em sala de aula um texto coletivo com os alunos, e após solicitei para os alunos representarem a história através de um teatro. Me recordo que me surpreendi com a espontaneidade e criatividade dos meus alunos. O teatro e as histórias coletivas começaram a fazer parte do nosso dia a dia.
E finalmente a música entrou com força total na minha prática pedagógica, dando muita alegria aos meus alunos.

No comments: