Sunday, October 29, 2006

ECS6-Weber II


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome do aluno:Evanice Schnath Mendes Loch
Número da atividade:ECS6-Weber II
Pólo:Alvorada
Professora:Vera Corazza
Tutora:Fernanda Hoffmann

Os três tipos de dominação legítima, segundo o autor Weber.
Ser/estar x papéis
Poder/hierarquia

Autoritarismo não importa se dos pais e mães, se das professoras ou professores, frente ao qual podemos esperar nos filhos e alunos ora posições rebeldes, refratárias e quaisquer limites, disciplina ou autoridade, mas também apatia, obediência exagerada, anuência sem crítica ou resistência ao discurso do autoritário, renúncia a si mesmo, medo à liberdade.
A escola é um exemplo de dominação tradicional, pois constatamos professores que ainda adotam a postura de autoritário. A sua é a única verdade que necessariamente deve ser imposto aos alunos. O seu saber é "iluminador" da obscuridade ou da ignorância dos outros, que por isso mesmo devem estar submetido ao saber e à arrogância do autoritário.
Precisamos refletir sobre o nosso papel, e nos esforçar por ser menos autoritários, se não por causa do sonho democrático, em nome do respeito do ser em formção de nossos alunos e alunas.
É preciso juntar à humildade com a amorosidade, no relacionamento professor/aluno, sem a qual nosso trabalho perde o significado. E amorosidade não apenas aos alunos mas ao próprio processo de ensinar.

1 comment:

Sheila C. M. Oliveira said...

Oi Evanice!
Sou do Pólo de São Leopoldo.
Weber nos faz pensar nas questões de dominação , que estão presentes no nosso cotidiano, nos momentos em que somos dominados ou em que dominamos.A reflexão sobre as relações de poder na esola nos revelam a importância do equilíbrio ,do diálogo, do respeito e do amor em nossas relações como disseste!
Visite meu blog:
http://sheilamallmann.blogspot.com
Abraços
Sheila