Monday, October 23, 2006

ECS5-Weber


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome: Evanice Schnath Mendes Loch
Número da atividade: ECS5-Weber I
Pólo: Alvorada
Professora:Vera Corazza

MAX WEBER

O intelectual e sociólogo alemão Max Weber, foi um dos modernos fundadores da Sociologia. É conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da Religião.
Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores.
O pensamento de Weber caracteriza-se pela crítica ao materialismo histórico, que dogmatiza e
petrifica as relações entre as formas de produção e de trabalho e as outras manifestações culturais da sociedade, quando na verdade se trata de uma relação que, a cada vez, deve ser esclarecida segundo a sua efetiva configuração.
O principal objetivo de Weber é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura intelegível. Ou seja, a sua idéia é que no domínio dos fenômenos naturais só se podem aprender as regularidades observadas por meio de proposições de forma e natureza matemática. É preciso explicar os fenômenos por meio de proposições confirmadas pela experiência, para poder ter o sentido e compreendê-las.
Weber também se preocupou muito com a criação de certos instrumentos metodológicos que possibilitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem que ele se perca na infinidade disforme dos seus aspectos concretos sendo que o principal instrumento é o tipo ideal, o qual cumpriria duas funções principais: primeiro de selecionar explicitamente a dimensão do objeto que virá a ser analisado e, posteriormente, apresentar essa dimensão de uma maneira pura, sem suas sutilezas concretas.
Para Weber também há uma separação entre política e ciência, pois a esfera da política é irracional, influenciada pela paixão e a esfera da ciência é racional, imparcial e neutra.
A ciência Weberiana se define como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram, e as obras que construíram. Ele considera a Sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social.
Weber fundamenta sua definição de valores na filosofia neokantiana, que propõe a distinção radical entre fatos e valores.
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/04/02/000.htm
Max Weber, religião e ciência, Calvinismo e Capitalismo, A Reforma e Contra-Reforma.
http://www.culturabrasil.org/weber.htm
Max Weber, Vida e obra-Uma educação humanista apurada-Compreensão e explicação-O legal e o típico-O sistema de tipos ideais-O Capitalismo é protestante-Autoridade e legitimidade.

2 comments:

Tatiana Gomes said...

COMENTÁRIO ATIVIDADE ECS 5 WEBER I:

OI.. EVANICE.
Gostei muito do teu texto, está muito bem explicado tua posição sobre o que tu lestes.
Parabéns por estares com teus trabalhos em dia!!!
bjs

Prof. Cristiane said...

Comentário atividade ESC5-WeberI.
Evanice, teu texto ficou bem legal, tuas idéias foram bem claras e de fácil compreensão.
Um abraço Cristiane