Sunday, October 01, 2006

Atividade 1:Interdisciplinas; Escola, Cultura e Sociedade e Escola, PPP e Currículo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Projeto Político Pedagógico e Currículo-A
Nome do Aluno:Evanice Schnath Mendes Loch
Número da atividade:1
Pólo:Alvorada
Olá! Sou Evanice Schnath Mendes Loch, tenho 37 anos, sou tímida, carinhosa, organizada, batalhadora e ansiosa, tenho dois anjos na minha vida Daniela e Natália. Amo ser mãe e professora.
Moro e trabalho no Município de Alvorada. Sou professora a 20 anos neste Município. Atualmente estou lotada na E.M.E.F Monteiro Lobato, trabalhando com uma turma de terceira série. Digo que não me tornei professora por acaso, desde os meus 8 anos o meu sonho era ser professora, essa vontade já nasceu dentro de mim com certeza. Lembro-me que vinha da Escola Monteiro Lobato onde estudava e chamava as minhas amigas para brincarmos de professora, claro que eu queria ser sempre a professora, adorava passar no quadro, explicar, corrigir e até mesmo chamar a atenção dos meus "alunos". Cresci e esse sonho não saiu nenhum dia do meu pensamento, terminei o ensino fundamental e comecei a cursar o magistério, nesse momento começou parte do meu sonho virar realidade. Sem dúvida que amei o curso de magistério, mas eu queria colocar tudo que aprendi nesses anos em prática. Então comecei meu estágio em Alvorada na Escola Salgado Filho no ano de 1986, com uma turma de segunda série repetente. Quan- do a professora titular me disse que eram todos repetentes, bateu aquele medo, pensei como se- rão as crianças; na minha imaginação eram rebeldes, agressivas, sem limite, fora da faixa etária.. enfim deixei o medo tomar conta da minha imaginação. Mas quando chegou o primeiro dia de aula e olhei aqueles rostinhos me apaixonei, eram 17 alunos que tinham realmente dificuldades de aprendizagem, fora da faixa etária..., mas posso dizer que foi uma das experiências que mais marcou na minha profissão. Consegui devolver para as crianças a auto-estima, confiança, alegria, interesse que acredito já não existiam mais em muitos deles. Valeu a pena com certeza, pois a partir desse momento tornei meu sonho realidade. Trocando de assunto vou falar um pouco sobre ser ousada, hoje com meu sonho realizado a 20 anos percebo que muitas vezes fica difícil uma mudança, usar a porta das decisões, mas precisamos ter ousadia de conhecer o desconhecido, navegar por outros mares, não podemos nos acomodar. Temos que abrir as portas e deixar entrar os novos desafios. Jamais desista dos seus sonhos por mais difícieis que possam parecer-lhe.

2 comments:

LUIS MILHANO (Lumife) said...

Boa sorte.

fe_hoffmann said...

Olá Evanice! Como é bom quando temos claro o que queremos para nossas vidas: lecionar já estava nas tuas veias. Vejo que os desafios só te impulsionaram a querer mais da vida. Nem timidez, nem ansiedade te tiram do rumo.. parabéns pela ousadia de estar sempre "estudante"! Abraços Fernanda - Tutora PEAD, Porto Alegre.