Sunday, October 08, 2006

Atividade 3: Escola, Cultura e Sociedade

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Nome do Aluno: Evanice Schnath Mendes Loch
Número da Atividade: 3
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Denise Severo

1)Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crinças e adolescentes.

2)Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
A primeira seria desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz. Levar aos mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós, realizá-los tão completamente como possível, sem que uns prejudiquem os outros não será, com efeito o ideal supremo?
A segunda seria a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.
Estas definições tem como ponto fraco o fato de partirem do postolado que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintsmente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir. Mas, se antes de o fazer, ele considera história, não encontraria nada em que apoiasse tal hiótese. A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional.

5)Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Ele tem por função suscitar na criança: um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6)A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
Conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéais, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7)Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Para Durkheim sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

1 comment:

Beatriz said...

Oi Ivanice, pelo jeito estás a mil com os trabalhos. Mas desses não falarei pois tens professoras específicas para isso. Para mim, gostaria mais de te ouvir, saber de teus sucessos, aprendizagens, dificuldades, trocas, relações enfim saber como estás no nosso curso. Aqui é o lugar ideal para falarmos sobre isso. Estou te esperando. Gostaria que voltasses a postar como fizestes no começo. Um abraço
Bea