Monday, June 23, 2008

ATIVIDADE REALIZADA COM OS ALUNOS SOBRE NÙMEROS E OPERAÇÔES!

A MATEMÁTICA NA FARMÁCIA

- Os alunos trouxeram de casa embalagens vazias de remédios com os preços dos mesmos, os que não tinhão mais preços os alunos colocaram à vontade.
- Foram vivenciadas situações de compra e venda na Farmacinha da sala ( foram tiradas cópias no xerox de notas e moedas)
- Após essa atividade realizamos alguns probleminhas, criamos uma tabela com os nomes dos remédios e preços, para que os alunos observem a tabela de preços e relacionem..
- Exemplo dos probleminhas:
a) Eu comprei 4 Sorrisal. Quanto gastei?
b) Na compra do Energil C eu paguei com uma nota de R$ 10,00. Qual foi meu troco?
c) Quanto eu gastei na compra de um vidro de Eparema e um de Melagrião?
d) Comprei 4 envelopes de Apracur. paquei com R$ 4,00. Qual foi meu troco?

COMENTÁRIO: Observei que no início da atividade os alunos ficaram bastante agitados, pois demonstravam curiosidade e ao mesmo tempo entusiasmo pela atividade sugerida. Dividi a turma em quatro grupos, contendo três alunos em cada grupo. Cada grupo deveria organizar a sua farmácia com as embalagens dos remédios e seus preços. o restante da turma nesse primeiro momento seriam os clientes, ficaram à vontade para circularem na sala de aula e comprarem os seus medicamentos em qualquer uma das farmácias. Após o término dessa atividade, realizamos uma tabela com os preços e nomes dos remédios para utilizarmos nos probleminhas. Percebi a dificuldade de alguns alunos na hora de darem o troco e solucionar os probleminhas.

No comments: