Monday, July 21, 2008

Matemáटिका

Agora responda a questão: Como desenvolver a noção de fração com os alunos da série com o qual você trabalha?
É preciso encontrar caminhos para levar o aluno a identificar essas quantidades em seu contexto cotidiano e a aproximar-se da idéia do número fracionário correspondente, usando-os de modo significativo. É possível trabalhar uma variedade grande de problemas desafiantes para a criança, antes de ela começar a aprender frações. Eles servirão para a criança pensar nessas quantidades de maneira significativa e real, e podem servir de ocasião para a introdução de nomes das partes que aparecem. Alguns exemplos:
a) Maria cortou uma laranja para dividi-la bem certinho entre ela e uma colega. Que parte da laranja cada um recebeu?
b) Eduarda estava fazendo 9 anos. o pai dela lembrou que metade da vida ela havia morado com seus avós. Quanto tempo Eduarda ficou com os avós?
c) Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu um bolo em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois deles eram irmãos e deram seus pedaços para o primo, da mesma sala, o outro deu seu pedaço para um colega de classe. No lanche os colegas comeram os pedaços que ganharam. Quantos alunos comeram o bolo? Quantos alunos comeram mais de um pedaço? Quantos pedaços comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?
d) Tia Lúcia tinha 5 doces para dividir igualmente entre 4 sobrinhos. Como ela poderia fazer essa divisão?
e) Quatro crianças compraram 3 barras de chocolate e querem dividi-las igualmente entre elas. Como elas podem fazer isso?
f) Quantos meio litros cabem em um litro e meio?
Não é necessário ensinar nada. Só deixar as crianças pensarem, elaborarem hipóteses, apresentarem respostas de um grupo a outro e repensarem, até se certificarem de uma solução a que possam chegar sozinhas. Essas soluções próprias, desenhadas, registradas ou faladas, servirão de partida para a introdução dos primeiros registros numéricos.

1 comment:

Beatriz said...

Evanice, olha que tens que fazer 5 postagens de acordo com a solicitação que está no plano de recuperação. estamos esperando . Alertamos que o prazo é dia 24/07.
Um abraço
Bea