Sunday, June 06, 2010

Refletindo!

Desde a semana passada não faço outra coisa que refletir, chorar, sentir um medo enorme de perder o curso, não me formar junto com minhas colegas de escola e do curso Pead. Olhar para trás e perceber quanta coisa já mudou dentro de mim e nas minhas práticas pedagógicas com o curso EAD. A professora Bia na quarta-feira despertou uma inquietação dentro de mim, me sinti como fazemos com nossos alunos, quando queremos acordá-los, dar uma "sacudida", mas fizemos isso com nosso aluno quando sabemos que ele tem condições de dar mais, de superar uma dificuldade, instigamos, desafiamos. Percebi depois da nossa conversa que a professora Bea ainda acredita em minha superação, mesmo eu não acreditando até então, mas me senti ao mesmo tempo acolhida, tinha alguém preocupada com minha situação! Só posso agradecer e trabalhar muito em parceria com as professoras, percebi só agora que o tempo todo fiquei fugindo , mas justamente com a mediação delas estaria resolvida boa parte dos meus problemas.
Muitas vezes em nossa prática de sala de aula fizemos exatamente igual com o nosso aluno que está com dificuldades na aprendizagem ou no relacionamento com os colegas , tentamos o tempo todo aproximar esse aluno para ajuda-lo a superar uma situação, mas às vezes eles se afastam da gente, dizendo que estamos pegando no "pé dele", quando na verdade queremos o melhor para o nosso aluno, por isso procuramos desafiá-lo, instigá-lo a achar uma solução.
Em uma das minhas reflexões semanais comentei que meus alunos tinham dificuldade de pensarem, era difícil sair uma ótima produção textual, hoje percebo após as palavras do professor Nestor,dizendo que até os filhos dele de quatro anos pensam, percebo então que os nossos alunos tem preguiça de pensar mas precisam serem desafiados com estratégias diferentes para aos poucos ir surgindo uma explosão de ideias sobre um determinado assunto estudado. Essa é uma das mudanças que aconteceu comigo antes acreditava que o problema da produção textual, estava só no meu aluno, mas na verdade eu como professora tinha que buscar soluções, alternativas novas, para auxiliá-lo a melhorar.

2 comments:

mauranunes.com said...

Evanice, que bom que te sentiste 'sacudida'! É muito importante quando olhamos para trás e para nosso momento atual e sentimos as 'fichas caírem'. O processo de dar-se conta é essencial para a mudança pessoal e consequentemente, de nossas ações. Que tais mudanças ocorridas em tua trajetória encontrem lugar sempre em tuas reflexões por aqui. Siga em frente! Bjs, Maura - tutora do SI

Iris said...

Evanice, querida

Fico feliz em saber que entendeste a intenção. Esta tomada de consciência é preciosa e espero que te acompanhe ao longo de tua carreira como professora.
Abra@os, Iris