Sunday, June 13, 2010

O Sanduíche da Maricota!!!


Nessa 9ª semana trabalhei com o livro "O Sanduíche da Maricota". Com os alunos de 4ª série propus que cada um criasse o seu sanduíche utilizando alimentos naturais, coloquei na mesa vários alimentos como pão de sanduíche, alface, tomate, ovo cozido, milho, batata palha, azeitona, queijo e presunto para eles montarem o seu sanduíche, foi uma festa, adoraram, dizeram que queriam mais aula assim, tinha alunos que não conheciam azeitona, provaram e gostaram.
Após pedi que fizessem numa folha de papel a descrição do sanduíche que haviam preparado.
Com os alunos de 4º ano sugeri que entrevistassem as cozinheiras e alguns alunos sobre a merenda da escola, mas foram os alunos que ainda na sala do laboratório de aprendizagem criaram as perguntas em grupo, de acordo com o interesse deles.
Eu percebo claramente a mudança na minha prática pedagógica quando venho propondo atividades práticas e do interesse do meu aluno, antes do curso, eu mesma iria trazer as perguntas prontas da entrevistas e pediria que eles apenas entrevistassem, não partindo do interesse deles, o sanduíche provavelmente seria solicitado para fazer o desenho, pintar ou no máximo descrever como faria um sanduíche. Essa diferença reflete diretamente no meu aluno, quando percebo o resultado favorável, me sinto gratificada.

1 comment:

mauranunes.com said...

Que bom Evanice! É que para fazer diferente é necessário auto-avaliação e reflexão, o que sempre é um desafio e requer coragem... de mudar, de transformar e de lidar com o desconhecido e seus desdobramentos. Parece que estás disposta a isto, com certeza. Bjs, Maura - tutora do SI