Sunday, May 16, 2010

Quinta Semana!!!

Nessa quinta semana trabalhei com poesia, pois acredito que nossos alunos não tenham o hábito de ler poesias. Na minha opinião se faz necessário o professor trabalhar em sala de aula com poesia, pois este vêm sendo indicado como um dos meios mais eficazes para o desenvolvimento das habilidades da percepção sensorial da criança.
O meu objetivo não foi transformar meus alunos em grandes escritores de poemas, pois precisamos de dom, mas transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir com a poesia, além de propor ao meu aluno que não percam a poesia que nascem neles desde quando as mães cantavam cantigas de ninar para que dormissem e depois quando brincavam de cantigas de rodas, adivinhas, trava-lingua, etc.
Conforme Elias José ( 2003, pag.101) "ser poeta é um dom que exige talento especial". Brincar de poesia é uma possibilidade aberta a todos."
Iniciei as atividades através da leitura das poesias, depois foram propostas atividades de interpretação oral e através de desenhos, reflexão, produção de textos, confecção de mural.
Procurei respeitar a interpretação individual de cada aluno, pois é "através das diferenças que a troca de experiências vai sendo edificada, como também a partir da reflexão e da construção social do conhecimento sustentado pela interação dos indivíduos envolvidos".

2 comments:

mauranunes.com said...

Muito bom Evanice! Assim eles aprendem a se expressar também! Falaste que na atividade respeitaste a interpretação individual de cada um (isso marca o teu aprendizado), mas de que forma? O que observaste nas interpretações que te levaram a pensar assim? Bjs, Maura - tutora do SI

Iris said...

Evanice

As citações devem ser acompanhadas do nome do autor. Tens várias sem a autoria.
Abra@os