Tuesday, December 02, 2008

CONCEPÇÕES E NORMAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO

Promover, anualmente, entrevista com todos os pais ou responsáveis, onde partam da realidade constatada e /ou conhecida através dos vários contatos com a comunidade (reuniões, entrevistas, conversas informais...) a partir das entrevistas a construção do currículo busca contemplar a realidade do educando. Busca parcerias que possam contribuir para o enriquecimento o currículo ( psicólogas, professoras de educação física, jogo de xadrez,...). Garantir práticas pedagógicas que proporcionem a vivência de experiências concretas levando o aluno à criticidade e à construção do conhecimento.
O currículo é o conjunto de diretrizes que norteiam as ações da escola. É organizado com base na realidade constatada e /ou conhecido através de vários contatos com a comunidade (reuniões, entrevistas, conversas informais); seguindo uma ordem gradativa de complexidade de acordo com o nível de cada série; de forma a perpassar os conceitos universais estabelecidos ao longo da existência humana; propiciando práticas pedagógicas que propiciem a vivencia de experiências concretas que levem o aluno à criticidade e à criatividade, viabilizando a aprendizagem. A escola adota o regime seriado anual no Ensino Fundamental.
AVALIAÇÃO
A avaliação terá como princípio básico o aluno como parâmetro de si mesmo, como um processo contínuo, participativo, com função diagnóstica, prognóstica e investigativa, processual e qualitativa, bimestral, onde constaram notas de o a 100, relatório de avaliação (parecer descritivo).
A avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. Consiste em emitir um juízo de valor a respeito do nível de conhecimentos, competências e habilidades alcançadas pelo aluno em comparação com os objetivos e metas propostos para determinada série. A avaliação possui função diagnóstica, prognóstica e investigativa cujas informações propiciem redimensionamento da ação pedagógica e educativa, reorganizando as próximas ações do educando, da turma, do educador, do coletivo da série e mesmo da escola, no sentido de avançar no entendimento e desenvolvimento.
COMENTÁRIO: Em nossa escola foi criado no ano de 2000 o PPP, a nossa avaliação era bimestral e com nota, revemos com a comunidade e passamos para trimestral e parecer descritivo. Percebemos que a nota nem sempre era justa, algumas vezes precisávamos avançar ou reter o aluno por causa desse tipo de avaliação. Hoje com o parecer descritivo avaliamos o aluno diariamente, individualmente, fornecendo mais detalhes do aproveitamento do aluno.
Estamos revendo o PPP esse ano, para fazer algumas mudanças como mudar de séries para anos conforme a lei, reformulação do plano anual, reformulação dos objetivos por séries. Percebo a importância de estarmos revendo sempre que possível o nosso PPP, pensando em prol do nosso aluno, por uma escola melhor.

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