Thursday, November 06, 2008

Sugestões de livros sobre discriminação racial!

Sugestão de livros para trabalharmos na sala de aula com os alunos

PRINCESA VIOLETA - Veralinda Menezes

Violeta é uma princesa muito linda! Seu corpo é perfeito; e sua pele da cor de bombom de chocolate, cheirosa como as rosas e macia como a seda! Seus olhos negros e espertos tinham brilho das estrelas e sua boca de lábios carnudos e em forma de coração tinha a cor de morangos. Seus cabelos eram pretos e crespos; enroladinhos, em cachinhos miúdos, macios e perfumados. Aquela cascata de cachinhos caia até os seus ombros, completando a sua beleza.
Adorava se divertir com os amigos, passear com seus pais e brincar com os animais do seu reino.
Vive alegre e feliz!
E, quando seu reino está prestes a ser invadido, ela tem que tomar uma decisão...
É aí que ela descobre o segredo de sua família...
O Rei Lírio, seu pai ele era um homem muito bonito, de pele da cor de café com canela. Tinha cabelos pretos e muito fofinhos, enrolados em cachinhos que lembravam o desenho de um favo de mel.
A Rainha Pétalla de Rosa era também uma mulher muito linda. Quando caminhava, parecia deslizar pelo chão. Ela tinha a pele de cor de doce de leite, e seus cabelos eram como os da Princesa Violeta: negros e de cachinhos miúdos, macios e cheirosos.
O Principe Ourobello, um rapaz muito bonito, com a cor de chocolate coberto com calda de caramelo, corpo de músculos definidos e fortes, olhos negros e puxados, a boca de lábios bem desenhados e um sorriso tímido e amável.
Acompanhe as aventuras da Princesa violeta, num mundo que mistura o real e o imaginário, e se surpreenda com esta corajosa heroína.
A autora Veralinda Menezes se inspirou em sua filha mais velha, a atriz Sheron Menezes, a quem sempre chamou de princesa.
Desde pequena, sonhava com uma princesa encantada que se parecesse comigo, e agora está aí a Princesa Violeta!
Sheron Menezes.

GOSTO DE ÁFRICA - Joel Rufino dos Santos

Histórias daqui e da África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da história do Brasil e de um tempo de escravidão, luta e liberdade, nos ajudando a compreender melhor nossa cultura.

ULOMMA - Denise Nascimento

Este livro é uma pequena coletânea de ricos contos africanos que meus antepassados usavam para ensinar lições importantes de maneira simples e divertida. Naqueles dias, durante as noites de lua cheia ou nova, as famílias se reunem debaixo dos pés de mangueira para contar e ouvir história, que eram sempre acompanhadas de música, cantada e dançando por todos - um bom antídoto contra o sono que poderia vir e roubar nossa atenção. Em Ulomma: A casa da beleza e Inine, reproduz canções que entoávamos no meu idioma o ibo.

OS PRÍNCIPES DO DESTINO - Histórias da mitologia afro-brasileira - Reginaldo Prandi

Há muito tempo, num antigo país da África, dezesseis príncipes negros tinham o oficio de colecionar e contar histórias. Eles acreditavam que tudo na vida se repete e o que acontece na vida de alguém já aconteceu antes na vida de outra pessoa. Assim, conhecer o passado tornava possível saber o presente e o futuro. Hoje, nos candoblés do Brasil, os pais e mães-de-santo também acreditam que tudo se repete e continuam contando o que aconteceu no passado.

1 comment:

Beatriz said...

Evanice, copiar para cá algumas coisasdo PA não é tão interessante qto tu refletir sobre a forma de trabalho que envolve os Projetos de aprendizagem, o que achas bom ou ruim, o que andas produzindo etcc... Mesmo digo sobre as outras interdisciplinas. Na rela, o que andas fazendo e como andas fazendo? Que resultados estás obtendo? estás feliz com eles? O que te fizerampensar ou agir?
Sabes que o portfólio giram sempre em cima do semetsre e tens muito pouco no blog para te apoiar em termos de argumentos e evidências.Na pg PA do nosso wiki tem, bem embaixo, um ppt sobre argumentação que é muito interessante.
Um abraço
Bea