Tuesday, December 26, 2006

ECS10-Relato Final


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola Projeto Pedagógico e Currículo
Nome:Evanice Schnath Mendes Loch
Número da atividade:ECS10-Relato Final
Pólo:Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Fernanda Hoffmann

RELATO FINAL

É sempre muito enriquecedor para a nossa prática docente ler Paulo Freire. Quando a distância entre seu discurso e sua prática vem sendo cada vez menor, vive, em sua cotidianiedade escolar que submete sempre à sua análise crítica, a dificil mas possível e prazerosa experiência de falar aos educandos e com eles. Sabemos que o diálogo não apenas em torno dos conteúdos a serem ensinados mas sobre a vida mesma, se verdadeiro, não somente é válido do ponto de vista do ato de ensinar, mas formador também de um clima aberto e livre no ambiente de sua classe.
Falar a e com os educandos é uma forma despretensiosa mas altamente positiva que tem a professora democrática de dar, em sua escola, sua contribuição para a formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e críticos. Algo de que tanto precisamos, indispensável ao desenvolvimento de nossa democracia.
Acredito que ainda precisamos saber escutar o nosso aluno. Segundo Paulo Freire não é falando aos outros de cima para baixo, sobretudo como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Somente quem escuta paciente e criticamente o outro fala com ele, mesmo que em certas condições, precise de falar a ele.

No comments: